segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Leitura: Hebreus 11.01-10; 39-12.03 Texto: Dia do Senhor 07

Amada congregação do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
Por quê? Por que vocês estão aqui hoje à noite? Por que é que demos início a este novo ponto de pregação no bairro de Aguazinha? Sabem por quê? Porque o reino de Deus Pai, Filho e Espírito Santo está crescendo, porque Cristo está governando todas as coisas do seu trono nos céus para o bem-estar da sua igreja. Estamos aqui porque, pela misericórdia de Deus, cremos na vitória d’Ele. Deus nos concedeu salvação pela obra de Cristo, e cremos n’Ele. Estes dois fatos transformaram as nossas vidas. Esta obra de Deus vai transformar as vidas de muitas pessoas neste bairro!
A carta aos Hebreus é um sermão que proclama Cristo Jesus, como Aquele que é superior aos anjos, superior a Moisés e à lei; superior a Arão e superior ao ministério sacerdotal do Antigo Testamento. Nos primeiros capítulos, aprendemos coisas bonitas sobre o trabalho de Cristo; e em 10.12-14 chegamos a uma conclusão muito importante: Leiamos! Agora, por causa da obra de Cristo, todos os que permanecem em Cristo têm intrepidez para aproximarem-se de Deus no Santíssimo Lugar (10.19-31) como fazemos neste culto solene. Esta é a situação de todos os que foram justificados pela obra de Cristo. E o autor desta epístola fala como uma consequência do trabalho de Cristo: “O meu justo viverá pela fé” (10.38). A fé de uma pessoa tem a ver com a sua ligação a Cristo, e, por isso, tem a ver com a sua vida eterna! Mas o que é fé? Hebreus 11 explica, e hoje à noite, prego o evangelho de Cristo Jesus debaixo do seguinte tema:
Tema: A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
  • 1. As coisas que se esperam, os fatos que se não veem
  • 2. A certeza e a convicção de Deus
  • 3. As consequências desta fé, o que significa “pela fé”
1. As coisas que se esperam e os fatos que se não veem
Ninguém pode duvidar de que cristãos acreditam em muitas coisas que são difíceis de acreditar: são, em verdade, coisas que se esperam e se fatos que não veem. Há um livro que fala sobre um homem que habitava nesta terra e que foi concebido por Deus e nasceu da virgem Maria. Ele se chama: Jesus. Já na seu mocidade, ele entendia o que foi dito aos seus antepassados em Israel, e se tornou um grande mestre no país de Israel. Mas as coisas que ele ensinava eram difíceis de aceitar. Ele ensinou que Ele era o Messias, o filho de Davi, que foi prometido séculos e séculos atrás. No seu ensinamento, Ele até disse que Ele era igual a Deus! Muitos dos seus contemporâneos que conheciam bem as promessas sobre um Messias concluíam que Jesus era um mentiroso. Mesmo assim, cristãos creem que Jesus era verdadeiro Deus e verdadeiro homem — imagine! Duas naturezas em um homem só. Os cristãos creem em tudo que Ele ensinava, e consideram este ensino ser a única verdade nesta vida. Aquele livro, a Bíblia, também nos revela que Jesus era capaz de fazer muitos milagres: Ele acalmou as ondas do mar com uma só palavra; ele expeliu os demônios; Ele curava os doentes, e até ergueu pessoas da morte! Cristãos creem que aconteceram estes milagres. O livro que os cristãos usam conta que este homem, Jesus, embora inocente, foi condenado como um criminoso, na cruz dos romanos, debaixo de um juiz, chamado Pôncio Pilatos. Mas os cristãos celebram a morte de Jesus, porque acreditam que Jesus morreu em lugar de outras pessoas, quer dizer, que todos que creem nele jamais serão punidos por causa dos seus pecados. Mas a história não termina com a morte de Jesus. O livro explica que, de repente, Jesus ressurgiu dos mortos! Os autores desa história explicam com muitas provas que o sepulcro estava vazio depois de 3 dias, e, embora nenhum descrente tivesse visto Jesus depois da sua ressurreição, os seus seguidores o viram! A ressurreição de Jesus é tão importante para os cristãos que é o centro de toda a sua pregação. Embora haja cerca de 2000 anos desde daquele momento até agora, nunca cessam de pregarem a mensagem da ressurreição de Cristo! E os cristãos têm tanta certeza do poder de Jesus que acreditam que Ele está com seu corpo nos céus e que Ele está reinando sobre todas as coisas dos céus para o bem dos cristãos. O ensino bíblico sobre este “Filho de Deus” é um dos artigos da fé cristã. Mas cadê a evidência? No livro que chamamos “a Bíblia”. Em verdade, um outro artigo da nossa fé é que a Bíblia é a palavra de Deus, o Criador. E podemos continuar definindo as coisas que se esperam e os fatos que se não veem. Por exemplo, o pressuposto de que há um Deus é mais um artigo da fé. Sem nenhuma prova científica, sem nenhuma prova filosófica, sem serem capazes de explicar a natureza de seu Deus de forma lógica. Os cristãos creem num só Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo! Ele fez tudo do nada, como lemos em Hebreus 11.3. E, apesar do fato de que cristãos não podem explicar todas as perfeições de Deus de forma lógica, eles creem não apenas que Deus existe, mas também que fora de Deus não há verdade, alegria, paz ou salvação. Os cristãos explicam que fora de Deus todos vão perecer eternamente. Por isso, Cristãos estão dispostos a morrerem ou serem mortos em vez de negarem a existência de Deus nesta terra (Veja Hebreus 11). Eles creem que vale a pena sofrerem um pouco agora e até perderem a vida nesta terra, para terem a oportunidade de glorificarem a Deus eternamente junto com a Igreja de Cristo. Os cristãos esperam que Cristo vai voltar e que todos eles vão reinar com Ele eternamente sem pecado, lagrima ou tristeza, eternamente, com o seu Salvador. Esta igreja, e a glória futura dos membros desta igreja são artigos da fé cristã. Essas são as coisas que se esperam e os fatos que se não veem. Agora, vamos considerar o que o texto fala sobre a nossa reação a estas coisas — esta certeza e convicção que é um elemento importante da fé.

2. A certeza e a convicção de Deus
(Quando a Igreja de Cristo fala sobre a natureza da fé no Dia do Senhor 7, explica que há duas partes). Ao lermos Hebreus 11, reconhecemos que a fé é aceitar a palavra e ter certeza que a promessa é para nós. Então, em primeiro lugar, confessamos que “A verdadeira fé é a convicção com que aceito como verdade tudo aquilo que Deus nos revelou em Sua Palavra”. Os cristãos creem, “sem dúvida nenhuma, em tudo o que as Escrituras contêm” (Confissão Belga, Artigo 5) e cremos “Que a Sagrada Escritura contém perfeitamente a vontade de Deus e que ensina suficientemente tudo aquilo que o homem precisa saber para ser salvo” (Confissão Belga, Artigo 7). Mas, veja bem, nem todos os que creem que a Bíblia é a verdadeira palavra de Deus têm a fé! Tiago diz em Tiago 2.19: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem”. Reconhecem o que Tiago está dizendo? Até o diabo crê que a Bíblia é a verdade, e muitos ímpios na terra creem isto, mas isso não é a fé! A fé é mais do que conhecimento da Bíblia, é mais do que acreditar que a Bíblia revela a verdade, a fé também é a confiança pessoal em que o trabalho de Deus o vai ajudar. A fé manifesta-se em nossa submissão à mensagem da Bíblia e em nossa obediência às exigências da Bíblia.

Vamos usar um exemplo. Vamos imaginar que amanhã de manhã ao acordar-se você percebe que você tem pequenas marcas e manchas amarelas no seu corpo. Ao ligar a televisão, você ouve que há uma doença muito séria na sua região, que se manifesta com manchas amarelas. Mas aquele que cortar o cabelo e usar uma pomada forte que faz a sua pele ficar verde por 2 semanas será curado. A pessoa pode dizer que crê que há uma doença, que ela tem a doença, e que há uma cura, e até que ela quer ser curada, e está sofrendo muito (assim como muitos falam da palavra de Deus). Mas, se ela não aplicar a pomada na pele e cortar o cabelo, ela mostrará que não acredita que as novidades e fatos aplicam-se na sua vida. Ela não tem fé na solução. Ou imagine um cativeiro num campo de concentração, onde vivia debaixo de ameaça de morte por tentar sair do campo. Num dia, chega um mensageiro dizendo: “A guerra terminou, o inimigo foi destruído, o portão está aberto, vamos sair, está tudo tranquilo”. Ela pode acreditar que o mensageiro não está brincando (como muitos dizem sobre a Bíblia), mas ela tem que mostrar esta fé e aplicar este conhecimento e sair do campo de concentração para mostrar que está convencido que se aplica a ele também, e que ele não será morto pelos guardas do inimigo. Está vendo! veja estes dois aspectos em Hebreus 11.6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (v.6)”.

A segunda parte da fé é a certeza e a convicção de certos fatos que se não veem — diz Hebreus. Em si, isto não é difícil porque a maioria das pessoas no mundo acreditam em coisas que não podem ver. Vocês acreditam que o país Canadá existe, embora nunca o viram. O marido acredita que a esposa o ama, embora não possa ver por dentro o coração, ele confia nas suas palavras com fé. Em verdade, a convicção de fatos que não podemos ver não é a única coisa para cristãos. A única coisa é que cristãos creem em coisas específicas sobre Deus, criação, e salvação. E então, perguntamos, de onde vem esta fé?

Uma vez que todos são pecadores, e que todos têm corações pecaminosos, eu não posso forçar ou convencer qualquer homem a produzir a fé no seu coração. Homens não podem produzir a fé no seu coração, ou no coração dos outros sem a ajuda especial do SENHOR. Basicamente, o homem que não crê sempre vai ter uma interpretação diferente para as coisas que está vendo — a grandeza do universo e os detalhes dos átomos que apontam ao Criador. Eles atribuem à evolução! Os milagres de Jesus? Depois de expelir um demônio, lemos, em Lucas 11.14-26, que “As multidões se admiravam, mas alguns dentre eles diziam que Jesus expeliu os demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios”. Veja o que Jesus diz em Lucas 16, quando falou de um homem rico que ignorava o mendigo Lázaro que jazia à porta dele. No versículo 31, Ele explica que ninguém pode persuadir os irmãos do homem rico ao evangelho, e lemos as palavras de Abraão: “Se (os irmãos) não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lucas 16.29-31). Em Apocalipse 16, lemos sobre as sete taças da cólera de Deus, e vemos a mesma dureza de coração. Enquanto queimando com o intenso calor, eles blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória (16.9). Enquanto perdidos nas trevas, e remordendo a língua por causa da dor que sentiam, eles blasfemaram o Deus dos céus, mas não se arrependeram de suas obras (Apocalipse 16.10-11; Veja também Apocalipse 9:15, 20-21).

Por que algumas pessoas se arrependem e outras não se arrependem? As provas visíveis do poder de Deus na criação e nos milagres não trazem a fé. Se um homem se erguesse dos mortos e confirmasse a verdade das palavras das Escrituras, não suscitaria a fé. Os castigos tortuosos e a dor em toda parte do corpo no fogo e nas trevas não trazem a fé. Pessoas que tentam comprovar a validade e a verdade das Escrituras, usando a probabilidade científica não trazem a fé. O homem não será convencido por qualquer coisa que ele veja, ouviça ou experimente. A fé não é uma reação normal ou natural ao homem caído. A fé não é uma reação que vem de nós. Pessoas sempre imaginam uma outra explicação das coisas que vemos ou ouvimos neste mundo, uma explicação que nega a Deus e dá glória ao diabo. O homem caído se engana por causa da escuridão da sua mente e a sua escravidão ao pecado e aos prazeres temporários deste mundo. A fé não é igual a nossa decisão de viver uma vida melhor. Então, de onde vem a fé?

(O Dia do Senhor 7 resume a mensagem da Bíblia quando diz: “O Espírito Santo realiza essa fé em meu coração por meio do evangelho”. A igreja confessa: “A fé vem do Espírito Santo, que a opera em nossos corações pela pregação do evangelho, e a fortalece pelo uso dos sacramentos” (DS 25). O Senhor diz em Romanos 10.17: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”, e, de novo, em 1 Coríntios 1.21, Ele revela que “aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação”. Pois, diz Pedro, em 1 Pedro 1.23-25: “Fostes regenerados . . . mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente . . . esta é a palavra que vos foi evangelizada”. A fé vem aos que ouvem a mensagem do evangelho, pois o Espírito Santo opera junto com o evangelho para dar a fé aos que Deus escolheu, a fim de responderem à mensagem (cf. Atos 16.14). De onde vem a fé? A fé é um dom de Deus! A pessoa pode ter fé, somente quando Deus, pelo Espírito e a Palavra, lhe der este dom (veja os Cânones de Dort, III/IV, artigo 14). Os que procuram Deus sinceramente procuram Deus por causa da sua graça nos seus corações. Eles o procuram por causa do chamado da mensagem do evangelho que Deus realiza nos seus corações. Os que oram para a confiança nas promessas de Deus, serão enriquecidos pela misericórdia do Senhor. Onde procuramos Deus? Se quiser servir-lhe, você vai se colocar debaixo da pregação fiel da sua palavra, com um espírito submisso e humilde. E naquele lugar, Deus não vai rejeitar o coração quebrado, ele nunca vai recusar o homem que reconhece os seus pecados e se arrepende, procurando o perdão dos seus pecados em Cristo, mas Deus vai abençoá-lo com um dom maravilhoso, o dom da fé. Finalmente, vamos considerar a função da fé.

3. A função da fé cristã
Notemos finalmente que, em Hebreus 11, lemos muitas vezes as palavras “pela fé”, ou seja, por causa da fé. A fé transforma as nossas vidas, a fé nos ajuda a fazer coisas que normalmente não faríamos. A fé tem uma função nesta vida. No catecismo, confessamos que é pela verdadeira fé que somos enxertados em Cristo e aceitamos todos os Seus benefícios. Então, a fé, o ato de crer que Cristo é o nosso Senhor e o ato de juntar-se ao corpo dele, faz uma ligação viva entre o crente e Cristo! A igreja confessa a função da fé: “A fé abraça Jesus Cristo com todos os Seus méritos, que se apropria d’Ele e nada busca além d’Ele mesmo” (Confissão Belga, Artigo 22). A fé abraça Cristo. A fé tem a função de nos ligar com Cristo Jesus. E neste relacionamento, o que acontece a Ele, acontece a nós. Então, tudo que Ele fez, Deus julga que fizemos também. Fomos sepultados com ele, fomos ressuscitados com ele, nada pode nos separar d’Ele. “A fé é o instrumento que nos mantém com Ele na comunhão de todos os Seus benefícios” (Artigo 22, CB).

Então, quando lemos as palavras “pela fé” em Hebreus, entendemos que a passagem está dizendo, “Porque estas pessoas criam na palavra de Deus e respondiam com obediência, por causa do fato de que eles tinham confiança na promessa do perdão dos pecados e vida eterna, por causa desta ligação com Cristo, havia consequências nas vidas deles”. Hebreus 11.2 explica que “Pela fé os antigos obtiveram bom testemunho”. A fé em Cristo transformou as suas vidas — eles se tornaram diferentes do mundo. E lemos as consequências: vitória, sofrimento, esperança, confiança, alegria, perseguição, firmeza, convicção. Veja 11.33-38.

Hebreus 11.3 diz: “Esta é a primeira parte”. Os cristãos creem na criação de todas as coisas pela palavra de Deus! Vivemos em um mundo diferente, porque cremos que Deus fez tudo! Vivemos sem dúvida sobre o poder de Deus, porque cremos no poder infinito d’Ele. Cristãos com verdadeira fé creem em tudo que a Bíblia diz sobre a nossa criação, salvação e restauração nas mãos de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. E eles creem que Deus fez isto para eles mesmos. Os cristãos reconhecem que Deus lhes deu esta fé e que esta certeza e convicção das coisas reveladas na Bíblia forma uma ligação com Cristo. Esta fé é os braços com os quais abraçamos Cristo Jesus como o nosso Salvador. E esta convicção e certeza nas coisas que não podemos ver tem consequências enormes na nossa vida, porque esta convicção vai nos dirigir num caminho completamente diferente do do mundo, com prioridades completamente diferentes, com um alvo completamente diferente, e com uma paz e tranquilidade completamente diferentes. E agora irmãos, “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus . . .”. O nosso Salvador, n’Ele temos confiança, enfrentarmos com todo desafio, todo ataque, toda tribulação, toda decepção, todo sofrimento, toda serra, todo fogo, toda aflição. Vamos avante com a verdadeira fé. Amém.
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários: