segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Leitura: Hebreus 11.01-10; 11.39- 12.03 Texto: Dia do Senhor 07

Hoje falaremos sobre a doutrina da fé na Bíblia e vou abordar 4 assuntos sobre fé nesta explicação:
  • 1. Os artigos da fé cristã.
  • 2. A natureza da fé cristã
  • 3. A origem da fé cristã
  • 4. A função da fé cristã
1. Os artigos da fé cristã.
Ninguém pode duvidar de que cristãos acreditam em muitas coisas que são difíceis de acreditar. Há um livro que fala sobre um homem que habitava nesta terra e que foi concebido por Deus e nasceu da virgem Maria. Ele se chama: Jesus. Já na sua mocidade Ele entendia o que foi dito aos seus antepassados em Israel e se tornou um grande Mestre no país de Israel. Mas as coisas que Ele ensinava eram difíceis de aceitar. Jesus ensinou que Ele era o Messias, o filho de Davi que foi prometido séculos e séculos atrás. No seu ensinamento, Ele até disse que Ele era igual a Deus! Os seus contemporâneos, os que conheciam bem as promessas sobre um Messias, muitos deles achavam que Jesus era um mentiroso. Mesmo assim, cristãos creem que Jesus era verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Cristãos creem em tudo o que Ele ensinava e consideram este ensino ser a única verdade nesta vida. Aquele livro, a Bíblia, também nos revela que Jesus era capaz de fazer muitos milagres: Ele acalmou as ondas do mar com uma só palavra; Ele expeliu os demônios dos corações das outras pessoas; Ele curava os doentes e até ergueu pessoas mortas do seu sepulcro! O livro conta que esse homem, Jesus, embora inocente, foi condenado como um criminoso, na cruz dos romanos, sob o domínio do juiz chamado Pilatos. E cristãos dizem que quando morreu, Jesus morreu em lugar de outras pessoas; que Ele os resgatou e salvou por meio da morte dele! Cristãos celebram a morte desse homem antigo, explicando que a morte dele nos salva, e que agora eles jamais serão punidos por causa dos seus pecados. Mas a conta não termina com a morte de Jesus – o livro explica que, de repente, Jesus ressurgiu dos mortos! Os escritores dessa conta explicam com muitas provas que o sepulcro estava vazio depois de três dias, e, embora nenhum descrente viu Jesus depois da sua ressurreição, os seus seguidores o viram! Então, para cristãos, essa ressurreição é tão importante que é o foco de toda a sua pregação. E agora, há quase 2000 anos desde aquele momento, eles vão pregando a mesma mensagem! Mas todos têm que admitir e confessar que não existe nenhuma prova física desta afirmação – não há um corpo no mundo, não podemos ver as feridas nas mãos de Jesus – porque, aquele livro tão importante diz que Jesus está no Seu corpo nos céus e que Ele está reinando sobre todas as coisas, dos céus, para o bem dos cristãos. O ensino bíblico sobre esse “Filho de Deus” é um dos artigos da fé cristã.
De onde veem estas ideias e colocações? É certo que todas estas afirmações sobre Jesus veem dum livro? Nenhum dos que foram curados por Jesus pode testemunhar pessoalmente sobre o poder de Jesus. Ninguém conhece o lugar exato do Gólgota (o lugar onde Jesus foi morto), nem do sepulcro Dele, e até não podemos ver Jesus Cristo, aquele que cristãos dizem está reinando para sempre. Bem, nenhum cristão pode apresentar vocês a Ele, porque não podemos ver o corpo glorificado Dele. Na verdade, tudo o que cristãos conhecem sobre Jesus vêm do livro que se chama Bíblia. Ela é mais um artigo da fé dos cristãos – eles creem que as Escrituras são a palavra do Senhor, e eles creem nisso, porque a Bíblia, de si mesma os ensina que é a palavra do SENHOR (2 Timóteo 3.16, e 2 Pedro 1.20-21)! Um artigo da fé cristã é que a Bíblia é a palavra de Deus, e esta afirmação levanta, na discussão, mais uma pergunta: Há um Deus?
O pressuposto que há um Deus é mais um artigo da fé. Não existe nenhuma prova filosófica que confirma a existência de Deus. Há os que acham que as coisas horríveis que acontecem no mundo provam que não há um Deus, e há os que acham que as coisas boas que acontecem no mundo provam que há um Deus. Os dois grupos cometem o mesmo erro, porque nenhum reconhece que o seu julgamento se baseia no seu próprio entendimento e imaginação sobre a natureza de Deus. E quando lemos sobre a descrição de Deus na Bíblia, achamos que muitas coisas na descrição não são racionais ou lógicas – as doutrinas da Trindade, das duas naturezas de Cristo, e da habitação de Deus no homem – estes artigos não podem ser acreditados com base na nossa razão, ou porque a ciência os verifica. Mas cristãos creem não somente que Deus existe – apesar do fato de que eles não podem explicar todas as perfeições de Deus na forma lógica –, mas também que fora de Deus não há verdade, alegria, paz ou salvação. Cristãos explicam que fora de Deus todos vão perecer eternamente – por isso, cristãos estão dispostos a morrer, ou serem mortos, em vez de negar a existência de Deus. Sem nenhuma prova científica, sem nenhuma prova filosófica, sem serem capazes de explicar a natureza de seu Deus na forma lógica, cristãos creem num só Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo! A existência do Deus triúno é um artigo da fé.
Finalmente, cristãos alegam que há uma Igreja aqui na terra – há uma comunhão e fraternidade de todos os santos. Eles dizem que a igreja é uma assembleia de todos os que têm fé em Deus – a igreja é uma assembleia de todos os homens, mulheres e crianças em todos os séculos e todos os lugares – e este grupo vai viver eternamente com Cristo Jesus nos céus depois da sua morte aqui na terra. Com certeza, nenhum cristão viu a igreja completa, mas ele crê que existe! Cristãos não choram muito quando um outro crente morre, porque eles creem que aquela pessoa foi promovida à glória, e vai viver sem pecado, lágrima ou tristeza, eternamente, com o seu Salvador. Esta igreja, e a glória futura dos membros desta igreja são artigos da fé cristã. Estes artigos são difíceis de acreditar, mas cristãos creem neles, e não somente creem, mas também os artigos da sua fé afetam o modo que eles vivem na terra! É uma coisa impressionante, e também nos ensina sobre a natureza da fé.
2. A natureza da fé cristã.
Para crer em todos os artigos acima citados, é necessário conhecer, no seu coração, que a origem destes artigos está certa – isto é a primeira característica da fé. Quando a Igreja de Cristo fala sobre a natureza da fé no Dia do Senhor 7, começa aí: “A verdadeira fé é a convicção com que aceito como verdade tudo aquilo que Deus nos revelou em Sua Palavra”. Numa outra confissão a Igreja afirma que as Escrituras são Sagradas e Divinas (Confissão Belga, Artigo 3), e que cristãos podem achar nas Escrituras “tanto quanto para nós é necessário nesta vida – para a glória de Deus e nossa salvação” (Confissão Belga, artigo 2). Cristãos creem, “sem dúvida nenhuma, em tudo o que as Escrituras contêm, não tanto porque a igreja assim os recebe e aprova, mas principalmente porque o Espírito Santo testifica em nossos corações que eles vêm de Deus, como eles mesmos provam; pois até os cegos podem perceber que as coisas preditas neles estão a se cumprir” (Confissão Belga, Artigo 5). Cristãos crêem “que a Sagrada Escritura contém perfeitamente a vontade de Deus e que ensina suficientemente tudo aquilo que o homem precisa saber para ser salvo” (Confissão Belga, Artigo 7). Já 500 anos atrás, a Igreja confessava que a fé cristã é saber o que Deus diz na Sua Palavra, e também crer que esta Palavra é a verdade. A Palavra do Criador tem um impacto enorme na vida do cristão – lendo sobre a justiça, santidade, glória e poder do Criador, eles tremem na sua humildade; lendo sobre a misericórdia e amor do SENHOR, eles se alegram e se regozijam com alegria indizível; lendo sobre os mandamentos do SENHOR, cristãos os aplicam à sua vida e vivem vidas que são diferentes da vida dos seus vizinhos e próximos!
E notamos que fé é mais do que o conhecimento do ensino bíblico. Existem pessoas que conhecem a Bíblia muito bem, mas que não têm fé e não se submetem ao ensino bíblico. Em Tiago 2.19 ele diz: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem”. Reconhecem o que Tiago está dizendo? Há pessoas que creem que Deus é o Rei supremo, e creem que só Deus pode nos salvar por meio do seu Filho Jesus Cristo,  mas não se preocupam sobre isto, elas negam este conhecimento! Há gente que conhece bem a Bíblia (lembre do diabo que estava citando a Bíblia), e que conhece bem que a sua rebelião será punida, e que até treme enquanto espera para o seu fim horrível – mas essas pessoas não se arrependem, e elas não transformam as suas vidas (Veja Artigo 12 da confissão belga). Então, de Tiago, aprendemos que fé é mais do que conhecimento da Bíblia, é mais do que acreditar que a Bíblia revela a verdade; fé também é a confiança pessoal que o trabalho de Deus vai o ajudar. Fé é submissão à mensagem da graça na Bíblia!
Hebreus 11 descreve a fé dizendo: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (v.1). De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (v.6)”. A segunda parte da fé é a certeza e a convicção de fatos que se não veem – a saber: os fatos que são descritos na Bíblia. Neste momento notamos que muitas pessoas acreditam naquilo que elas não podem ver; na verdade, ninguém vive sem a fé. O ateísta precisa de muita fé para defender a teoria dele (que não há Deus); ao casar-se, a noiva tem fé que o noivo realmente a ama, de coração – mas ela não pode ver o que está no coração dele. A convicção de fatos que não podemos ver, não é a coisa única para os cristãos. A coisa única é que cristãos creem coisas específicas sobre Deus, criação e salvação; coisas que foram reveladas na Bíblia.
A fé cristã crava os olhos nas promessas do evangelho, nas boas notícias da salvação da ira dum Deus Santo, em Cristo. A fé cristã crê que as promessas do SENHOR, na Bíblia, são verdadeiras e são ligadas à sua vida dia a dia. A fé cristã enche o crente com alegria profunda, gratidão contínua e paz indizível. Os artigos da fé cristã são relevantes em qualquer situação; a fé cristã muda a nossa perspectiva e nos encoraja com confiança na promessa da vida em Cristo. A fé forte vai ficar servindo a Deus e à Sua palavra até nas circunstâncias muito difíceis e durante todas as tribulações. Ouvindo esta explicação da natureza da fé, concluímos que é muito importante ter a fé. E vamos agora considerar o terceiro ponto:
3. A origem dessa fé.
Agora, se quisermos a fé nas promessas do SENHOR vamos descobrir que ela não vem da nossa decisão ou da nossa própria força. Se alguém vive sem ouvir a explicação da Palavra, ele não vai decidir, de repente, que ele quer servir ao Senhor. Na verdade, o oposto é a verdade – uma vez que todos são pecadores, e que todos têm corações pecaminosos, a nossa tendência natural é lutar contra Deus e suprimir a verdade na nossa injustiça. Muitos vivem sem saber da sua situação e do seu estado aos olhos do SENHOR, e eu não posso forçar ou convencer um homem a produzir a fé no seu coração. Homens não podem produzir a fé no seu coração, ou no coração dos outros sem a ajuda especial do SENHOR.
Quando Jesus Cristo morava na terra, Ele fez muitos milagres. Em João 2.23-24 lemos que muitos viram os sinais de Jesus, e até creram n’Ele, mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E depois desta explicação, lemos que eles interpretavam os sinais de uma forma horrível – em Lucas 11.14-26 Jesus expeliu um demônio, e as multidões se admiravam, mas alguns dentre eles diziam que Jesus expeliu os demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios. E em Lucas 16, Jesus falou de um homem rico que ignorava o mendigo Lázaro que jazia à porta dele. Finalmente, no momento do juízo, Lázaro estava nos céus e o homem rico estava no inferno. E na parábola, o homem rico falou com Abraão e lhe pediu que mandasse Lázaro à sua casa paterna, para que desse testemunho aos seus irmãos, a fim de que não fossem também para o inferno. E veja bem as palavras de Abraão nos versículos 29-31: “Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas [quer dizer, a palavra do SENHOR]; ouçam-nos. Mas [o homem rico insistiu]: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. Abraão, porem, lhe respondeu: Se [os irmãos] não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lucas 16.29-31). Vemos o mesmo ensino em Apocalipse 9, onde o Senhor Jesus descreve o castigo terrível contra os pecadores – e aí no meio da destruição da terça parte dos homens (v.15) lemos em versículo 20-21: “Os outros homens, aqueles que não foram mortos por esses flagelos, não se arrependeram das obras das suas mãos, deixando de adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar; nem ainda se arrependeram dos seus assassínios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos” (Apocalipse 9.20-21). De novo, em Apocalipse 16, lemos das sete taças da cólera de Deus, e vemos a mesma dureza de coração – enquanto se queimavam com o intenso calor, eles “blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória” (16.9); enquanto perdidos nas trevas, eles “remordiam a língua por causa da dor que sentiam e blasfemaram o Deus do céu (...) e não se arrependeram de suas obras” (Apocalipse 16.10-11).
Por que alguns se arrependem e outros não se arrependem? As provas visíveis do poder de Deus na criação e nos milagres não trazem a fé. Se um homem fosse erguido dos mortos e confirmasse a verdade das palavras das Escrituras, não levantaria a fé. Os castigos tortuosos e a dor em toda parte do corpo, no fogo e nas trevas não trazem a fé. Pessoas que tentam provar a validade e a verdade das Escrituras, usando a probabilidade científica, não trazem a fé. O homem não será convencido por qualquer coisa que ele veja, ouça ou experimente. A fé não é uma reação normal ou natural ao homem caído; a fé não é uma reação que vem de nós. Sempre há uma outra explicação das coisas que vemos ou ouvimos neste mundo; uma explicação que nega Deus e dá glória ao diabo. O homem caído fica enganado por causa da escuridão da sua mente e da sua escravidão ao pecado e aos prazeres temporários deste mundo. A fé não é igual à nossa decisão de vivermos uma vida melhor. Então, de onde vem a fé?
O Dia do Senhor 7 resume a mensagem da Bíblia quando diz: “O Espírito Santo realiza essa fé em meu coração por meio do evangelho”. A igreja confessa coisa semelhante em Dia do Senhor 25: “A fé vem do Espírito Santo, que a opera em nossos corações pela pregação do evangelho, e a fortalece pelo uso dos sacramentos”. O Senhor diz em Romanos 10.17: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”. E, de novo, em 1 Coríntios 1.21 Ele revela que “aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação”. Pois, diz Pedro (In 1Pedro 1.23-25): “fostes regenerados (...) mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. (...) esta é a palavra que vos foi evangelizada”. A fé vem aos que ouvem a mensagem do evangelho, pois o Espírito Santo trabalho junto com o evangelho para dar a fé aos que Deus escolheu, a fim de responderem à mensagem (cf. Atos 16.14). De onde vem a fé? A fé é um dom de Deus! A pessoa pode ter a fé, somente quando Deus, pelo Espírito e pela Palavra, lhe der este dom (veja os Cânones de Dort, III/IV, artigo 14). Os que procuram Deus sinceramente, procuram-No por causa da sua graça nos seus corações; eles O procuram por causa do chamado da mensagem do evangelho que Deus realiza nos seus corações. Os que oram para a confiança nas promessas de Deus serão enriquecidos pela misericórdia do Senhor. Onde procuramos Deus? Se quiser servir a Ele, você vai se colocar debaixo da pregação fiel da sua palavra, com um espírito submisso e humilde, e, naquele lugar, Deus não vai rejeitar o coração quebrado, Ele nunca vai recusar o homem que reconhece os seus pecados e se arrepende, procurando o perdão dos seus pecados em Cristo, mas Deus vai lhe abençoar com um dom maravilhoso, o dom da fé. Finalmente, vamos considerar a função da fé:
4. A função da fé cristã.
O Dia do Senhor 7 começa com uma pergunta muita importante: “Então, todos os homens foram salvos por Cristo, exatamente como por meio de Adão todos pereceram?” E a resposta é: “Não!”. Nem todos recebem salvação. Mas “só estão salvos os que, pela verdadeira fé, foram enxertados em Cristo e aceitaram todos os Seus benefícios”. Para chegar a ser salvo, é necessário reunir-se com Cristo. Para chegar a ser salvo, é necessário ser um membro do corpo de Cristo, estar debaixo da proteção de Jesus, ser uma parte da igreja de Cristo, e receber o perdão dos pecados que Cristo obteve na cruz. É necessário ter uma ligação inabalável com Cristo, para que todo o trabalho que Ele fez na vida Dele tenha consequências na sua vida. A Bíblia diz que a Igreja é a Noiva de Cristo; a Igreja é o Corpo de Cristo e tem união com Ele. Os que querem ser salvos, devem fazer parte da Igreja de Cristo. Na Igreja de Cristo, debaixo da pregação fiel da palavra, onde o Espírito Santo realiza a fé nos corações dos membros, você pode achar o povo que Deus resgatou da boca da serpente.
Como podemos ser unidos com Cristo? Somos unidos com Cristo, pela verdadeira fé. Aquela fé que Deus nos dá, aquela fé que crê naquilo que não se pode ver, e a fé que crê em todos os artigos da Confissão cristã, as quais se acham na Bíblia. Aquela fé tem uma função importante nesta vida: pela fé, cristãos são unidos com Cristo!
A igreja confessa a função da fé: “Fé abraça Jesus Cristo com todos os Seus méritos, que se apropria d’Ele e nada busca além d’Ele mesmo” (Confissão Belga, Artigo 22). Fé abraça Cristo. A fé tem a função de nos ligar com Cristo Jesus – e nesse relacionamento, o que acontece a Ele, acontece conosco – então, tudo que Ele fez, Deus julga que fizemos também. Somos sepultados com Ele, somos ressuscitados com Ele; nada pode nos separar d’Ele. “A fé é o instrumento que nos mantém com Ele na comunhão de todos os Seus benefícios” (Artigo 22, CB). Os que quiserem ser salvos têm que pertencer ao corpo de Cristo – de coração e de vida. Como podemos permanecer em Cristo? Deus faz isso por nos conceder o dom da fé, a fim de que abracemos Jesus Cristo e partilhemos na salvação que Ele obteve. O que é a natureza dessa fé? Os que têm a fé pertencem a Cristo, creem que a Bíblia é a Palavra de Deus, amam ao Senhor e mostram esse amor com uma vida obediente à vontade do SENHOR.
Amém.
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários: